6/recent/ticker-posts

Smartphones para ficarem mais inteligentes com IA: menos aplicativos, mais recursos

Ter 100 apps no seu smartphone é coisa do passado. Vai mudar!


Apesar de todo o material de marketing dos novos lançamentos das grandes marcas “tech” gritar que a IA (Inteligência Artificial) já chegou em força, a verdade é que… Ainda não! Mas vai chegar, pode não ser já em 2024, em 2025, ou 2026. Mas eventualmente, vamos ver grandes mudanças na tecnologia que nos rodeia, disso pode ter a certeza.

Ou seja, quando isso acontecer, a forma como utilizamos o nosso PC, o nosso tablet, o nosso smartphone, e na realidade, até o nosso carro, vai mudar de forma que provavelmente nunca imaginou.

O futuro está a chegar! Primeiramente às nossas mãos, porque o esforço da IA vai começar primeiro no smartphone, aquele que é o produto mais importante das nossas vidas.
  • IA nos telemóveis. Tudo diferente, tudo estranho!
Ter 100 apps no seu smartphone é coisa do passado. Vai mudar!



Portanto, há muitos anos atrás, quando o PC começou a ser uma “cena” nas nossas vidas, não existiam interfaces gráficas. Por isso, se quisesse interagir com o sistema computacional, teria de escrever linhas de código numa caixinha, ou escrever alguns comandos, para ter algum tipo de resposta. Foste esta minimamente legível para o mais comum dos mortais, ou não.

Mais tarde, com o avançar da tecnologia, começou a existir uma interface, o que possibilitou a separação das muitas funcionalidades em menus, sub-menus, e claro, também permitir a instalação de funcionalidades extras, através de programas (as apps do passado).

Assim, com a ajuda do rato, e instalação dos mais variados tipos de programas, assistimos ao nascimento da forma como utilizamos qualquer PC, Smartphone, etc

Um exemplo de interface gráfica (GUI) rudimentar. Hoje em dia, apesar de melhores gráficos, mais funcionalidades, etc… A ideia é exatamente a mesma. Porém, com a IA, vai tudo ficar dirente. 

No fundo, vai continuar a existir uma interface gráfica, porém, muito mais simplificada.

Ou seja, vai deixar de ter 100 apps espalhadas pelo seu ecrã, vai deixar de ter um menu Iniciar, etc… Vai ter apenas e só uma caixa de texto, onde vai introduzir aquilo que quer ver feito.

Isto é algo que já tivemos a oportunidade de ver em alguns aparelhos como são os exemplo do Humane AI Pin, e também do Rabbit R1. Projetos curiosamente falhados, mas que muito honestamente tentaram abrir uma janela para que você veja o futuro.

Mais concretamente, o Windows vai deixar de ter programas e janelinhas. O seu smartphone vai deixar de ter 300 apps espalhadas em ecrãs e pastas. Vai tudo acontecer com comandos simples escritos, ou ditados.

As próprias fabricantes já começaram a avisar




Está pronto para isso? Para escrever no seu smartphone, “quero ir para Lisboa e evitar portagens.”, para o mesmo abrir a app responsável pela navegação. Ou dizer “quero uma pizza 4 queijos, e estou com pressa!”, para o seu PC ou Smartphone encomendar uma pizza do sítio mais próximo, com a melhor fama de velocidade e eficiência?

Em suma, vai deixar de ver os detalhes, vai provavelmente ter menos controlo sobre tudo aquilo que acontece, mas tudo vai continuar a acontecer, de forma mais rápida, quase como por magia.

Enviar um comentário

0 Comentários